quarta-feira, 27 de abril de 2011

GERAÇÕES DOS COMPUTADORES

Gerações de computadores



As CINCO primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes, perceberemos que as gerações que vieram anteriormente a nós tiveram pequenas transformações ao longo do tempo ,até chegar nos nossos dias atuais ,houveram mudanças significativas que devemos notar,por que vemos os computadores atuais e achamo que sempre foram assim,VEJA A SEGUIR COMO FOI A EVOLUÇAO AO LONGO DAS GERAÇÕES:
Os computadores de primeira geração (1945-1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
A segunda geração (1959-1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
A terceira geração de computadores (1964-1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microsegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo).
A quinta geração,É na quinta geração que encontramos os microcomputadores que encontramos até hoje que são baseados na tecnologia IC-VLSI (Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de
Integração)os quais permitiram a diminuição dos circuitos integrados. Através desta tecnologia que foi possível a considerável diminuição dos computadores e a produção de computadores portáteis de maneira a expressarem ainda maior tecnologia e capacidade de expansão que os baseados em IC-LSI.
Generaliza-se nesta época os termos Multiprogramação, Multiprocessamento e o Teleprocessamento. É nesta geração também que passam a surgir aplicações
gráficas mais sofisticadas e aplicações educacionais. Tamanha foi a diminuição dos chips que o F-100, desenvolvido na década de 80, media apenas 6 milímetros quadrado,sendo pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário