quarta-feira, 27 de abril de 2011

liguagem ADA


Linguagem ADA
ADA é uma Linguagem de programação estruturada, de tipo estática, é uma linguagem orientada a objetos e é uma linguagem de nivel alto, originada de PASCAL e outras linguagens. Foi originalmente produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da CII Honeywell Bull, contratados pelo departamento de defesa dos EUA durante a década de 70, com o intuito de substituir as centenas de linguagem de programação usadas pelo DOD. Ada é uma aplicação com compiladores validados para uso confiável em missões criticas, tais como softwares de aviação. Normatizada internacionalmente pela ISO, sua versão mais atual é de 2005.
O nome Ada vem de Ada lovelace, considerada a primeira mulher programadora da história da computaçao.


E tentando realizar um sonho de uma linguagem universal, reunindo vários personagens desde a sua gestação até a sua publicação, após diversas propostas de desenvolvimento, várias revisões de especificações, em 1982, em homenagem a Condessa ada lovelace, que pode ser considerada a dama dos computadores pela sua contribuição a computação, surgiu Ada®, uma linguagem de programação patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA, que teve uma base de COBOL e BASIC e que anos mais tarde serviria de base para o RUBY.
Como veremos programar em Ada® é muito legal,no início pode parecer difícil mas com o tempo você verá que é bem mais fácil do que pensa.Vejamos agora como é a programação em ADA:
A estrutura básica
--Declaracoes de bibliotecas
Procedure nome_do_programa is
--Declaracoes de variaveis
begin
--Corpo do programa com as instrucoes e calculos
end nome_do_programa;
como vemos essa é a estrututr básica de um progama ADA.veremos agora um programa simples,ele serve para escrever “Olá mundo”.VEJA A SEGUIR:

--Programa Alo Mundo
 
With Ada.Text_IO; Use Ada.Text_IO;
 
Procedure AloMundo is
 
begin
        Put("Programando em Ada!");
        New_Line;
        Put_Line("Exemplo do Alo Mundo!!");
end AloMundo;
PERCEBEMOS QUE NO PROGRAMA FAZ-SE A USO DE PUT_LINE,ELE SERVE PARA IMPRIMIR(ESCREVER)O QUE ESTÁ DENTRO DE ASPAS E parênteses E VAI PARA A PRÓXIMA LINHA.
Obs:se você não quiser usar “Use Ada.Text_IO;”você pode usar Ada.Text_IO.Put_Line("Programando em Ada!").
VARIÁVEIS
VARIÁVEIS SÃO ESPAÇOS RESERVADOS PARA SE ATRIBUIR(GUARDAR)VALORES.
EM ADA PODE SE USAR VARIÁVEIS,VEJA COMO SE FAZ A DECLARAÇÃO:
variável : tipo de variável;
OBS:AS VARIAVEIS DEVEM SER DECLARADAS ENTRE O PROCEDIMENTO e O BEGIN.
NA PROGRAMAÇÃO DE Ada tem-se dois comandos básicos de entrada e saída que são o
get e o put.Esses comandos estão dentro da biblioteca Text_IO. Vamos ver um exemplo prático:
With text_IO; Use text_IO;
With Ada.Integer_Text_IO; Use Ada.Integer_Text_IO;
Procedure uso_variaveis is
        n: natural;
        idade : integer;
        nome: string(1..100);
begin
        New_Line(3);
        Put("Digite o seu nome. (Ate 100 caracteres): ");
        Get_Line(nome,n);
        New_Line;
        Put("Digite sua idade: ");
        Get(idade);
        New_Line;
        Put_Line("Voce disse que: ");
        Put("  * Seu nome e': ");
        Put_Line(nome(1..n));
        Put("  * Sua idade e': ");
        Put(idade);
        Put(" anos.");
        New_Line(4);
end uso_variaveis;

percebemos neste programa o uso de variáveis,nelas são atribuídos valores,que depois passam a ser chamados no programa usando-se as variáveis,ou seja são chamados pelo nome da variável em que estão.


If(se) e else(senão)
Para o uso de condições, a estrutura básica é esta:
if condicao then  
        sequencia de comandos (executada se a condição é verdadeira)  
else  
        outra sequencia de comandos (executada se a condição é falsa)  
end if;
veja a seguir como se usa o if e o else na prática:
With text_IO; Use text_IO;
With Ada.Integer_Text_IO; Use Ada.Integer_Text_IO;
Procedure usando_if is
        x, y : integer;
begin
        New_Line(3);
        Put("Digite o primeiro valor: ");
        Get(x);
        Put("Digite o segundo valor: ");
        Get(y);
        New_Line;
 
        if x>y then
                Put_Line("O Primeiro valor digitado e' maior!");
        elsif x<y then
                Put_Line("O Segundo valor digitado e' maior!");
        else
                Put_line("Os dois valores são iguais.");
        end if;
        New_Line(3);
 
end usando_if;
percebemos aquí que já avançamos muito sobre alinguagem Ada e precisamos observar bem seus comandos pois futuramente poderemos ultilizá-los em futuros programas.

For, While e Loop

Abaixo, temos um código que faz o uso dos três comandos veja:
With text_IO; Use text_IO;
With Ada.Integer_Text_IO; Use Ada.Integer_Text_IO;
Procedure usando_for_while_loop is
        a: natural;
begin
        New_Line(3);
 
        for a in 1..3 loop 
                Put_Line("Usando o Comando For em Ada.");
        end loop;  
        New_Line(3);
        a := 1;
        while a /=5 loop 
                Put_Line("Usando o Comando While em Ada.");
                a := a + 1;
        end loop;  
        New_Line(3);
        a := 1;
        loop 
                Put_Line("Usando o Comando Loop em Ada.");
                exit when a=5;
                a := a + 1;
        end loop;  
        New_Line(3);
end usando_for_while_loop;
a linguagem ADA é muito interessante pois nela podemos fazwer diverssos programas,agora que você já sabe usar os comandos básicos,comece a programar
e aprenda cada vez mais pois a informática é um mundo de grandes surpresas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário